O conceito de negócio da HSEGT está centrado na satisfação da mais nuclear necessidade do Cliente – O cumprimento da sua Missão e Visão empresarial.
Acreditamos que a nossa abordagem resulta em importantes benefícios para o cliente dado que os nosso métodos de trabalho estão configurados em torno de um conjunto de atributos que tornam a nossa organização única no mercado.
Adoptamos uma perspectiva técnica na resolução dos problemas. Baseamos a nossa acção nas competências de base dos quadros que constituem a HSEGT por forma a incorporar o vector de rigor técnico como linha orientadora fundamental do nosso trabalho.
Consideramos que as áreas em que actuamos caracterizam-se por um elevado conteúdo técnico sendo essenciais as valências de Engenharia e/ou Gestão Empresarial na formação de base de todos colaboradores HSEGT que participam nos projectos com clientes.
Rejeitamos a perspectiva do cumprimento dos requisitos mínimos, nomeadamente dos requisitos legais, como fasquia satisfatória para os resultados que entregamos aos nossos clientes.
Como exemplo, enquadra-se nesta perspectiva todas as actividades que desenvolvemos na área da Segurança e Saúde no Trabalho, cuja complexidade técnica e multidisciplinar obriga a que seja gerida e desenvolvida por profissionais com fortes componentes de formação específicas de base em Engenharia, Ambiente e Saúde.
Cada contrato estabelecido com os nossos clientes é encarado como um processo que é gerido recorrendo às ferramentas de Gestão de Projecto. Por outro lado, a caracterização de cada projecto definirá, através de análise conjunta com o cliente, a metodologia específica, carga e tipo de recursos a aplicar que terá em consideração os seguintes factores principais:
- Resultado pretendido, numa base de cumprimento do rigor técnico e regras da arte.
- Prazos impostos pelo projecto ou operações do cliente.
- Nível de optimização atingível decorrente das condições disponibilizadas para a execução do contrato, nomeadamente através da possibilidade de integração de meios do cliente.
Alargamos a nossa análise e intervenção para além das fronteiras do problema técnico específico a tratar em cada caso. Consideramos o problema técnico como sendo parte integrante da realidade da Organização do cliente e que a solução a apresentar terá que ser enquadrada nesse cenário da complexidade organizacional.
A experiência diversificada, quer a nível técnico quer a nível de funções de Gestão, que os consultores de base da HSEGT adquiriram em várias grandes organizações internacionais ao longo do seu percurso profissional e as competências em Gestão Empresarial existentes na empresa, dotam-na de uma capacidade ímpar de visão global das situações por forma a enquadrar correctamente os problemas no âmbito da organização do cliente.
Este é também um ponto fulcral no coaching dos colaboradores com menor experiência empresarial que contratamos.
A experiência acumulada dos nossos consultores, quer em Portugal quer internacionalmente, em diversas grandes multinacionais de referência, a aposta na formação contínua recorrendo às melhores entidades certificadas e o envolvimento contínuo em projectos de melhores práticas do mundo empresarial, dotam a HSEGT de uma capacidade única para reconhecer e introduzir na sua actuação o que de melhor se implementa a nível global nas empresas.
Consideramos que a maior parte dos projectos em que participamos se revestem de uma complexidade técnica cujo sucesso depende de uma abordagem multidisciplinar e integrada.
Garantimos a disponibilidade de todas as competências técnicas necessárias à regular execução do contrato quer aplicando as valências disponíveis internamente, nomeadamente na nossa área de Engenharia, quer através das parcerias que consideramos mais adequadas em cada situação.
Por outro lado, os nossos consultores participaram e foram gestores de projecto que visaram várias fases dos processos de negócio dos clientes, quer no sector das indústrias de transformação quer no sector terciário. Desde o desenho de produto, passando pela construção e montagem, produção, cadeia logística, manutenção, estratégia, marketing e vendas participámos e gerimos projectos cobrindo todo o ciclo do negócio.
O grau de sucesso do nosso trabalho depende da capacidade de estabelecer e percorrer um percurso conjunto o Cliente.
Frequentemente o resultado do nosso trabalho aponta para a necessidade de se processarem ajustes na Organização do Cliente. Tratam-se de processos que invocam a necessidade de introdução de ferramentas de Gestão da Mudança.
Investimos em relações de proximidade e de franca comunicação o Cliente porque acreditamos que o caminho da evolução apresenta obstáculos que só através da parceria na execução e compromisso com o resultado desejado de ambas as partes, podem ser ultrapassados.